Petróleo em ligeira baixa no mercado internacional

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Equipe InfoMoney

Publicidade

O petróleo apresentou pequena queda nessa quarta-feira, com boas notícias vindas dos EUA e não tão boas vindas do Iraque. Há previsões de aumento das temperaturas na próxima semana nos EUA, o que pode indicar um inverno menos rigoroso do que o previsto. Analistas apontam a demanda norte-americana por óleo de aquecimento como o principal fator de alta do produto nos mercados internacionais.

Por outro lado, a ONU não concordou com o preço calculado pelo Iraque para suas exportações de petróleo em dezembro. Há suspeitas de que o Iraque estaria subfaturando as vendas do produto, para receber parte do pagamento em outras contas não controladas pelo organismo internacional. A ONU controla as exportações de petróleo do Iraque desde 1990, quando o país invadiu o Kuwait. A indefinição criada pode afetar temporariamente o fornecimento do Iraque, que é um dos principais produtores do mundo. No entanto, analistas já parecem acostumados à problemas deste tipo no país.

O contrato futuro do barril de petróleo tipo Brent fechou o dia cotado a US$ 33,05 em Londres, em queda de 0,21% sobre o fechamento de sexta-feira. Em Nova York, o contrato futuro do barril tipo WTI fechou cotado a US$ 35,36, em queda de 0,11%.

Tópicos relacionados