Petrobras terá aumento de 8% na produção em 2014, diz Mantega

Para ministro da Fazenda, combate à inflação está surtindo efeitos; ele reforçou que as medidas do banco central estão corretas e que o país não entrará em recessão, contrariando a previsão do FMI.

Publicidade

SÃO PAULO – A produção da Petrobras aumentará 8% em 2014, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista. Para ele, o combate à inflação está surtindo efeitos. Ele afirmou que a liberação de crédito pelo banco central não é inflacionária. “Medidas do BC estão corretas”, explicou Mantega. 

Além disso, Mantega disse que os problemas com preços de alimentos estão superados e garantiu que o Brasil não terá uma recessão ao longo deste ano, como sinalizou o Fundo Monetário Internacional (FMI) anteriormente.

O ministro disse ainda que o FMI repetiu o mesmo equívoco de 6 meses atrás, quando a instituição financeira destacou que o país estaria entre as cinco economia mais frágeis do globo e enfrentaria uma tempestade perfeita . “Não faz sentido dizer que a economia do país está fragilizada”, avaliou.

Em relatório, o FMI apontou ainda que o Brasil seria o país emergente mais vulnerável às mudanças da economia global. 

“Tomaremos medidas de estímulo para impulsionar a economia no terceiro trimestre. É preciso mais crédito para uma moderada reativação da economia”, explicou Mantega. “O Brasil é sólido do ponto de vista cambial, é um país atrativo para investidores“, completou. 

De acordo com Mantega, dificilmente acontecerá um calote na Argentina. “Se isso acontecesse, seria ruim para todos”, concluiu.