Petrobras retoma conversas com a Venezuela para parceria em nova refinaria

Segundo informações da agência Reuters, estatal já descartou contrapartida de investimento no país vizinho

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo informações da agência Reuters, a Petrobras (PETR3, PETR4) retomou as negociações com a Venezuela para uma parceria na refinaria Abreu Lima, localizada em Pernambuco. O acordo final, porém, só deverá ocorrer em setembro, quando está previsto o encontro entre os presidentes dos dois países.

As conversas foram reiniciadas pelo presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, que esteve no país vizinho na última segunda-feira (27) em encontro com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e executivos da estatal petrolífera PDVSA.

A refinaria deve ter capacidade para processar 230 mil barris diários de petróleo pesado, dos quais 50% serão de origem brasileira e 50% de origem venezuelana, como parte do processo de integração energética da América do Sul. Além disso, está descartada pela Petrobras a contrapartida de investimento na Venezuela, informa a matéria.

Ainda de acordo com informações da Reuters, a previsão é de que a estatal brasileira fique com 60% da refinaria e a PDVSA com 40%. Já o valor da obra, estimado inicialmente em US$ 4,5 bilhões, deverá ser revisto pelas companhias.

Refinaria é alvo da CPI da Petrobras

Cabe lembrar que a refinaria Abreu Lima é um dos alvos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras por indício de sobrepreço apontado pelo TCU (Tribunal de Contas da União). O empreendimento vem sendo construído sozinho pela empresa, que já informou ter concluído 15% da obra. A previsão é de que ela fique pronta em 2011.