Petrobras recebe indicação do acionista do Banco Clássico para que Leonardo Antonelli assuma vaga no Conselho

Banco detém participação acionária suficiente para incluir candidatos no boletim de voto da assembleia de acionistas que a estatal realizará

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A Petrobras (PETR3;PETR4) informou que recebeu correspondência de fundos de investimentos administrados por seu acionista Banco Clássico, que indicaram o advogado Leonardo Pietro Antonelli para vaga na nova formação do conselho de administração da estatal.

O Banco Clássico detém participação acionária suficiente para incluir candidatos no boletim de voto da assembleia de acionistas que a Petrobras realizará para eleger seu conselho, acrescentou a companhia, em comunicado à imprensa.

Antonelli era conselheiro da Petrobras, eleito em assembleia realizada em julho de 2020, mas renunciou ao posto na semana passada, em meio à saída de outros membros do colegiado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Petrobras deverá agendar em breve assembleia para definir um novo conselho, após o governo do presidente Jair Bolsonaro ter decidido indicar o general da reserva Joaquim Silva e Luna para assumir a presidência da estatal e uma vaga no colegiado.

Ele substituirá o atual CEO, Roberto Castello Branco, que também é conselheiro atualmente e tem mandato até 20 de março em ambas posições.

Após o anúncio de mudança no comando da estatal, cinco membros do conselho da Petrobras informaram que não pretendiam seguir no cargo, com ao menos um deles associando a decisão diretamente à substituição de Castello Branco.

Continua depois da publicidade

A saída do atual presidente da Petrobras vem após queixas de Bolsonaro sobre a política da estatal para os preços dos combustíveis.

Na segunda-feira, o governo oficializou a indicação de cinco nomes para o conselho da petroleira: Joaquim Silva e Luna, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, esta última apontada pelo Ministério da Economia. A União ainda pode realizar mais duas indicações.

Na semana passada, a Petrobras havia informado a renúncia de João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha, todos indicados pelo governo para as cadeiras no conselho, além de Leonardo Pietro Antonelli.

Estagnado em sua profissão? Série gratuita do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.