Petrobras assina compra da GBD por US$ 250 milhões para expandir área de gás

Empresa afirma que aquisição irá posicioná-la na atividade de distribuição no maior mercado brasileiro para o gás natural

Publicidade

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou a assinatura de contrato com a ENI para a aquisição da totalidade da GBD (Gás Brasiliano Distribuidora) por US$ 250 milhões, ainda sujeito a mudanças por conta do capital de giro da empresa. 

“Para a Petrobras, esta aquisição irá posicionar a empresa na atividade de distribuição no maior mercado brasileiro para o gás natural, região de São Paulo, e próximo à entrada do gás fornecido pela Bolívia e transportado pelo Gasbol e às reservas de gás da região Sudeste”, comentou em nota enviada ao mercado.

O processo será feito através da subsidiária de gás da petrolífera, a Gaspetro. A Petrobras atenta para o fato de que a transferência do controle está ainda sujeita à aprovação de órgãos reguladores brasileiros.

Continua depois da publicidade

Empresa
Segundo a estatal, a GBD possui concessões em distribuição de gás natural no noroeste paulista, onde vende aproximadamente 529 mil metros cúbicos de gás por dia para 375 municípios. Ela atende tanto o comércio, indústria e residências da região, quanto companhias do setor de transporte. O contrato de concessão começou em 1999 e terminará em 30 anos, sendo possível sua renovação para mais 20 anos.