Publicidade
SÃO PAULO – Após um histórico recente bastante favorável, as principais bolsas norte-americanas fecharam em forte queda nesta quinta-feira (24). Uma percepção negativa sobre o futuro do juro básico nos EUA e o fraco desempenho do setor de tecnologia fizeram o índice Nasdaq recuar 1,50%.
Fortes dados divulgados nesta sessão referentes à economia mostraram solidez e sugeriram uma menor possibilidade de o Federal Reserve cortar a taxa básica de juro ainda neste ano. Somado a isso, algumas empresas de tecnologia reduziram suas perspectivas de ganhos nos próximos trimestres.
Nessa situação, as ações de Network Appliance e Computer Associates tiveram desvalorização de, respectivamente, 16,55% e 8,15%. Vale lembrar que as declarações do ex-presidente do Fed Alan Greenspan, feitas na quarta-feira (23), referentes a uma sobrevalorização das ações chinesas ajudaram a manter o clima de pessimismo.
Força nos indicadores
Superando as expectativas do mercado, o número de casas novas vendidas em abril apresentou um expressivo crescimento em relação ao mês anterior. No anualizado do mês, o New Home Sales marcou vendas de 981 mil casas, acima do revisado do mês de março, que foi de 844 mil. As previsões do mercado giravam em torno de 860 mil moradias.
Por sua vez, apesar de o número de pedidos de bens duráveis feitos à indústria norte-americana ter desacelerado em abril, o resultado de março foi revisado para cima. O indicador Durable Good Orders apontou variação positiva de 0,6% no referido mês, muito abaixo dos 5,0% registrados no mês anterior. A expectativa do mercado era de aumento de 0,9%.
Bolsas dos EUA em baixa
O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em baixa de 1,52% a 2.538 pontos, acumulando no ano forte alta de 5,08%.
Continua depois da publicidade
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em desvalorização de 0,97% atingindo 1.508 pontos e subindo 6,29% no ano.
Por fim, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou queda de 0,62% chegando a 13.441 pontos e acumulando no ano forte alta de 7,85%.
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
Dow Jones | -0,62 |
13.441 | +3,76 |
+7,85 |
![]() |
![]() |
S&P 500 | -0,97 |
1.508 | +1,83 |
+6,29 |
![]() |
![]() |
Nasdaq | -1,52 |
2.538 | +0,53 |
+5,08 |
![]() |
![]() |
||||||

