Pesquisa Industrial Mensal aponta crescimento no número de pessoas empregadas

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O IBGE divulgou há pouco a Pesquisa Industrial Mensal referente ao mês de novembro. Segundo a pesquisa, o número de pessoas empregadas na indústria registrou um pequeno aumento de 0,1% em relação a outubro, e um crescimento mais significativo de 0,7% em relação a novembro de 1999. O acumulado no ano apresenta uma variação positiva de 0,6%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses registra um crescimento de 0,3%. Em novembro, pela primeira vez desde agosto de 1989, todos os indicadores apresentaram variações positivas.
Os maiores aumentos no número de pessoas empregadas em novembro, em relação ao mês anterior, ocorreram nos setores de bebidas (5,1%) e de material de transporte (1,8%). Por outro lado, as maiores quedas ficaram para os setores de couros e peles (-2,8%) e fumo (-1,5%). Em termos regionais, as regiões Sul e Nordeste registraram um aumento no emprego industrial de 0,3% e 0,2%, respectivamente. Já os estados de São Paulo (-0,1%) e Rio de Janeiro (-0,4%) apresentaram taxas de emprego abaixo da média nacional.
Em novembro, o salário contratual médio real apresentou um crescimento de 1,6% em relação a outubro. No acumulado do ano, o salário médio real caiu 1,4%. Entre outubro e novembro, as indústrias de São Paulo (2,4%) e Minas Gerais (1,5%) registraram aumentos significativos no salário médio de seus trabalhadores.

Compartilhe