Pesquisa Anual de Serviços 2002: saiba quem faturou e empregou mais no período

Serviços de informação lideram vendas, com 31,6% do faturamento total do setor de serviços em 2002; revela IBGE

Publicidade

SÃO PAULO – Quais os principais tipos de serviços prestados no País? Em qual dessas modalidades está o maior número de empresas? Qual ocupa mais pessoal? E quais faturam mais?

Divulgada nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Pesquisa Anual de Serviços traçou o perfil do setor no Brasil em 2002, respondendo a questões como essas.

Como o IBGE organizou a pesquisa?

O total de empresas de Serviços, no período, chegou a 945 mil e o faturamento delas somou R$ 290,5 bilhões. O montante de pessoal ocupado no setor, por sua vez, correspondia a cerca de 6,8 milhões.

Continua depois da publicidade

Esse total de empresas do setor, então, foi segmentado, segundo classificação do IBGE, em seis tipos de serviços: serviços prestados à família, serviços prestados às empresa, serviços de informação, transportes, serviços auxiliares de transportes e correio; atividades imobiliárias e de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos; e outros (que incluem serviços auxiliares financeiros, serviços pessoais, serviços de reparação e manutenção e etc).

Quem tem maior número de empresas?

Com o maior percentual total de número de empresa do setor de Serviços, em 2002, 38,4%, aparecia o segmento de serviços prestados às famílias. Em seguida, ficaram os serviços prestados às empresas, com 22,2% do número total de empresas do setor.

O segmento outros serviços detinha 18,7% do número total de empresas do setor, enquanto transportes e correios ficaram com 10,1%; serviços de informação com 5,4% e atividades imobiliárias, com 5,2%.

Serviços prestados às empresas lidera em empregos

Maior parte do pessoal ocupado do setor (33,8%) estava trabalhando para o segmento de serviços prestados às empresas. Em segundo lugar ficou o grupo de serviços prestados à família, com 25,5% do total de pessoal empregado no setor.

Transportes e correio responderam por 21,5% dos ocupados; outros serviços por 9,5%; serviços de informação por 6,3% e atividades imobiliárias por 3,4%.

Serviços de informação faturaram 31,6% do total

Embora tenha registrado desempenho menos expresivo em número de empresas e de pessoal ocupado dentro do setor, o segmento de serviços de informação liderou o faturamento de 2002, com 31,6% do total de todos os grupos. O segmento de transportes e correio (29,3%) apareceu em seguida, quase empatado com serviços prestados às empresas (19,4%).

Continua depois da publicidade

Os três menores desempenhos de vendas, em 2002, ficaram, nesta ordem, com serviços prestados à família, outros serviços e atividade imobiliária, que respectivamente foram responsáveis por 9,9%; 6,3% e 3,5% do faturamento geral do setor de serviços.