Publicidade
SÃO PAULO – Os contratos futuros de petróleo registraram alta nesta segunda-feira (23) em NY (+5,8%) e Londres (+4,4%), influenciado por perspectivas positivas quanto ao plano anunciado pelo governo norte-americano.
A cotação da commodity atingiu nesta sessão o mais alto patamar em quatro meses. A alta, interpretada em conjunto com outros números da economia, como o inesperado avanço nas vendas no mercado imobiliário norte-americano, pode sinalizar uma recuperação na economia dos EUA.
A desvalorização do dólar nas bolsas internacionais aumentou a atratividade das commodities, ocasionando a alta registrada. Outro fator que influenciou fortemente as cotações foi o discurso do secretário do tesouro americano, Timothy Geithner, em que foi detalhado o plano de compra de ativos tóxicos. O mercado respondeu bem ao plano, na expectativa de uma melhora na economia e, consequentemente, recuperação das condições de consumo do óleo.
Cotações
A cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou a US$ 53,43
no pregão desta segunda-feira, alta de 4,4% em relação ao último fechamento.
O contrato que apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, fechou cotado a US$ 53,80 por barril, configurando uma alta de 5,87% frente ao fechamento anterior.