Atenção

Perigo: novo golpe usa carteira falsa para roubar criptomoedas de usuários

Dois aplicativos encontrados recentemente na loja Google Play serviam para roubas as moedas digitais dos usuários

Por  Rodrigo Tolotti -

SÃO PAULO – A empresa de cribersegurança Avast está alertando sobre um novo golpe contra os investidores de criptomoedas: carteiras virtuais (wallets) falsas. Muitos especialistas alertam que as pessoas não devem deixar suas moedas na carteira da exchange, existindo hoje diversas outras alternativas mais seguras. Porém, agora também é preciso ter cuidado com estas outras carteiras.

A Avast chama a atenção para dois aplicativos encontrados recentemente na loja Google Play, o “ADA Cardano Crypto Wallet” e “All Crypto Currency Wallet”. Apesar de terem propostas diferentes, o objetivo de ambos era o mesmo, roubar as moedas digitais de seus usuários. De acordo com a empresa, os aplicativos foram baixados entre 100 e 500 vezes cada um.

O primeiro deles afirmava converter moedas virtuais como bitcoin em Cardano, uma criptomoeda que hoje é a quinta maior do mercado, valendo cerca de US$ 0,66. Para isso, o usuário depositava suas moedas no aplicativo, que devolveria os ativos já convertidos, mas isso não acontecia e as moedas simplesmente sumiam.

Já o All Crypto Currency Wallet se propunha simplesmente a ser uma wallet que aceitava qualquer tipo de criptomoeda. Porém, quem colocasse seus ativos no aplicativo acaba ficando sem nada. No mercado de criptomoeda é preciso ter bastante cuidado. Para os iniciantes, o ideal é procurar uma carteira já conhecida dos investidores, o que ajuda a garantir uma segurança de que é uma ferramenta confiante.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Compartilhe