Revisão

Perigo menor? S&P eleva rating da Grécia de “default seletivo” para B-

Agência coloca perspectiva em estável e elogia esforços do governo grego em cortar seus gastos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Standard & Poor’s elevou o rating da dívida de longo prazo da Grécia de SD, default seletivo, para B-, com perspectiva estável, citando a conclusão da última semana sobre a recompra da dívida. 

A agência elogiou os esforços contínuos por parte do governo grego para cortar seus gastos. O país receberá ajuda na próxima quarta-feira (19) de € 34,3 bilhões, após várias reuniões infrutíferas para desbloquear esta ajuda financeira à Grécia. 

Em comunicado, a S&P comunica: “Essa revisão para cima reflete nossa visão da determinação dos membros da zona do euro em preservar a Grécia como integrante do bloco econômico”. 

Já a perspectiva em estável reflete o compromisso do governo em um ajuste fiscal e estrutural contra desafios econômicos e políticos. 

A revisão ocorre em menos de duas semanas da agência de classificação de risco ter rebaixado a nota de sua dívida para SD, dizendo, na época, que seria provável levantar a classificação de volta para o patamar CCC, uma vez que a recompra foi concluída. 

Confira a metodologia de notas das principais agências:

S&PMoody´sFitchGrau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo