Perdas de Bitcoin e Ethereum em 2022 foram menores do que se imagina, mostra levantamento

Desempenho ajustado pelo risco mostra que criptos entregaram retornos em linha com ações e melhores do que títulos dos EUA no ano

CoinDesk

(Pierre Borthiry/Unsplash)

Publicidade

O Bitcoin (BTC) registra uma queda de aproximadamente 64% no valor acumulado de 2022, mas um levantamento do CoinDesk mostra que os retornos tanto do BTC quanto do Ethereum (ETH), segunda maior cripto do mundo, foram quase os mesmos que o registrado em ações globais e significativamente melhores do que de títulos do Tesouro dos EUA, quando analisados segundo o risco oferecido.

“Queremos ressaltar que isso não é muito diferente do que você veria nos mercados tradicionais, especialmente nos mercados de ações”, apontou Andrew Baehr, diretor administrativo da CoinDesk Indices, em relatório.

“Olhe para algumas das ações queridinhas com as quais as pessoas estavam realmente empolgadas 18 meses atrás. Elas perderam 80-90% de seu valor também”, ressaltou.

Continua depois da publicidade

performance ajustada pelo risco btc e eth
Performance de Bitcoin e Ethereum em 2022, comparada aos principais índices de ações e títulos dos EUA, ajustada pelo risco (CoinDesk)

Bitcoin e Ethereum foram afetados pelas mesmas forças que tornaram o investimento em ações um desafio em 2022, incluindo alta da inflação e a ameaça iminente de recessão no mundo. De acordo com dados do CoinDesk, investir na bolsa foi quase duas vezes mais arriscado em 2022 do que em 2021.

Ao analisar o que causou o cenário, Baehr apontou a liquidez como principal fator. “Quando você olha para os eventos negativos no setor de criptomoedas, não é muito difícil traçar uma seta para a deterioração rápida das condições de liquidez como uma causa parcial”, disse Baehr.

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil