Pepsi anuncia fechamento de fábrica na Zona Franca de Manaus

A decisão foi tomada após o Michel Temer reduzir os créditos de Imposto sobre Produtos Industrializados de 20% do valor que seria pago para apenas 4%

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – A Pepsi decidiu fechar sua fábrica na Zona Franca de Manaus após a redução de incentivos tributários. 

O presidente Michel Temer decidiu reduzir os créditos de IPI de 20% do valor que seria pago para apenas 4%, na tentativa de compensar os gastos com subsídio do óleo diesel após a greve dos caminhoneiros.

Para o governo, essa medida deve aumentar a arrecadação em R$ 740 milhões neste ano e R$ 1,9 bilhão em 2019.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em agosto, a concorrente Coca-Cola também ameaçou deixar a região caso o governo não mudasse os incentivos tributários. Os incentivos que a região oferece transformam o valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em créditos tributários, além de reduzirem o Imposto de Renda (IR).

Em outubro, após pressão das empresas, o presidente flexibilizou a medida e anunciou devolver parte dos incentivos no próximo ano. Em janeiro, o crédito de IPI aumentará para 12% no primeiro semestre e 8% no segundo.

Em 2020, contudo, o percentual retornaria para 4%, e caberá ao governo Bolsonaro decidir se mantém ou aumenta o percentual. 

Continua depois da publicidade

Quer investir seu dinheiro e economizar muito mais? Abra uma conta na XP!