Conteúdo editorial apoiado por

Carlsberg compra empresa inglesa dona da Maguary por 3,3 bi de libras

A Carlsberg está se expandindo para além da sua categoria de cerveja tradicional, com as vendas de cerveja alcoólica não crescendo à medida que os consumidores optam por cerveja sem álcool, refrigerantes e alternativas como o hard seltzer

Bloomberg

J2O Fruit blend (Foto: Bloomberg)
J2O Fruit blend (Foto: Bloomberg)

Publicidade

(Bloomberg) – A Carlsberg AS fez um acordo para comprar a Britvic Plc por £ 3,3 bilhões (US$ 4,2 bilhões), em uma medida que aumenta a presença da cervejaria dinamarquesa para além do segmento cervejeiro, combinando duas grandes engarrafadoras de refrigerantes PepsiCo Inc. Em 2015, a Britvic comprou a brasileira dona da Maguary e da Dafruta.
A empresa ofereceu £ 13,15 por ação, um prêmio de 36% sobre o preço das ações antes da notícia do interesse na aquisição ser revelada. O conselho da Britvic aprovou o acordo.

A Carlsberg já fez duas propostas anteriores – de £ 12 a £ 12,50 por ação – que foram rejeitadas pelo conselho da Britvic.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

As ações da Britvic subiram até 5,3% no início das negociações em Londres, para £ 12,74. A Carlsberg, cujas ações caíram mais de 10% desde que as suas abordagens se tornaram públicas, subiu até 4% no início das negociações em Copenhaga.

A Carlsberg está se expandindo para além da sua categoria de cerveja tradicional, com as vendas de cerveja alcoólica não crescendo à medida que os consumidores optam por cerveja sem álcool, refrigerantes e alternativas como o hard seltzer.

A expansão no Reino Unido através da aquisição da Britvic e da compra da sua parceira cervejeira da cadeia de pubs Marston’s Plc – um acordo também anunciado na segunda-feira – consolida a presença da Carlsberg no país. O grupo tem procurado se expandir em novos mercados depois de os seus negócios russos terem sido confiscados após a invasão russo na Ucrânia.

Continua depois da publicidade

A reação inicial ao preço das ações resultou da impossibilidade de explicar o acordo aos acionistas quando este se tornou público pela primeira vez, disse o CEO da Carlsberg, Jacob Aarup-Andersen, numa entrevista.

“Queremos acelerar categorias que tenham o maior crescimento possível”, afirmou. “É cerveja premium, cerveja sem álcool, além de cerveja e refrigerante. Portanto, continuaremos a nos expandir.”

Nos mercados onde a Carlsberg combinou seus segmentos tradicionais com refrigerantes, a empresa tem margens mais elevadas, acrescentou Aarup-Andersen. Marcas como cidras Somersby e hard seltzer Garage respondem por 2% de seus volumes e pretende se criar uma única empresa de bebidas no Reino Unido, chamada Carlsberg Britvic.

Continua depois da publicidade

A Britvic pode traçar sua história de volta para a década de 1930. Hoje, é uma organização global com mais de 35 marcas, incluindo J2O e Robinsons, vendidas em mais de 100 países.

Os analistas da Jefferies disseram que foi uma transação de baixo risco com resultados financeiros atraentes.

A oferta renovada da Carlsberg surge depois de a PepsiCo, que tem uma relação de engarrafamento com ambas as empresas, ter concordado em renunciar a uma cláusula de mudança de controle no seu contrato com a Britvic.

Continua depois da publicidade

O acordo com a Britvic é um dos primeiros grandes movimentos de Aarup-Andersen, ex-banqueiro do Goldman Sachs que se tornou CEO em setembro do ano passado. A Carlsberg suspendeu uma recompra de ações planejada na segunda-feira, mas a Aarup-Andersen disse que espera retomar as recompras quando a alavancagem for reduzida.

Licitantes estrangeiros
A Britvic é a mais recente empresa listada no Reino Unido a ser alvo de licitantes estrangeiros, em meio a avaliações relativamente baratas em Londres.

A International Distribution Services Plc, proprietária do Royal Mail, a empresa de segurança cibernética Darktrace Plc, a gigante de embalagens DS Smith Plc e a empresa de logística Wincanton Plc estão entre as empresas que foram adquiridas ou que aceitaram ofertas este ano. As propostas para Currys Plc, Direct Line Insurance Group Plc e Anglo American Plc foram finalmente rejeitadas pelas empresas-alvo.

O índice MSCI UK é negociado com um desconto de 40% em relação aos pares globais, com base na relação preço/lucro futuro.

© 2024 Bloomberg L.P.