Pé frio? Ibovespa vira para queda minutos após Temer comemorar recorde da Bolsa

Presidente comemorou as máximas da bolsa, mas logo após seus comentários, mercado reverteu os ganhos de mais cedo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Alguns analistas podem até discutir o assunto, mas a recente disparada da bolsa brasileira está diretamente ligada à evolução dos números da economia e à perspectiva de que o País ainda vai melhorar daqui para frente. Uma inflação que já foi de 10%, hoje está na casa dos 3%, o PIB que por tanto tempo foi negativo, agora já marca 1% de alta.

Tudo isso tem levado os investidores a ficarem mais otimistas e ajudou a fazer o Ibovespa marcar os 80 mil pontos nesta terça-feira (16). Mas, até na hora de comemorar também é preciso ter “timing”. E por uma infelicidade, o presidente Michel Temer acabou errando o momento de exaltar os recentes recordes atingidos pela B3.

Por volta das 16h54 (horário de Brasília), Temer postou em suas redes sociais um texto comemorando o fato do Ibovespa ter alcançado durante o pregão os 80 mil pontos e, tentando empregar um discurso otimista de recuperação econômica, afirmou que os empregos e a renda dos brasileiros tendem a aumentar.

Continua depois da publicidade

“Muito me alegra o resultado da Bovespa, que ultrapassou hoje (terça-feira) o patamar inédito de 80 mil pontos. O recorde significa valorização das nossas empresas, que, com a inflação baixa, podem investir mais e gerar emprego e renda para o País”, escreveu Temer.

O “problema” é que cinco minutos depois o principal índice da bolsa começou a perder força e chegou a virar para queda antes de dar uma leve recuperada e fechar com alta de 0,10%, renovando sua máxima histórica. O presidente não teve relação com o movimento, que foi um misto de exagero do mercado com o recente rali e preocupações nos EUA sobe um “shutdown” do governo (entenda melhor clicando aqui).

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.