Perda de apoio

PayPal abandona projeto da Libra, criptomoeda do Facebook

A empresa de pagamentos disse que ainda "apoia as aspirações de Libra" e que continuará fazendo parceria com o Facebook

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Um dos principais nomes por trás do projeto da criptomoeda Libra, o PayPal se retirou nesta sexta-feira (4) da Libra Association, criada pelo Facebook.

“O PayPal tomou a decisão de renunciar a sua participação na Libra Association neste momento e continuar concentrando-se no avanço de nossas missões e prioridades de negócios existentes, enquanto nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes”, disse a empresa em comunicado.

A empresa de pagamentos disse que ainda “apoia as aspirações de Libra” e que continuará fazendo parceria com o Facebook no futuro.

PUBLICIDADE

A Libra Association é composta por quase 30 grandes empresas, que se uniram para ajudar a governar a nova criptomoeda lançada pelo Facebook. David Marcus, que lidera o projeto no Facebook, é ex-presidente do PayPal.

Segundo informações do Wall Street Journal, o grupo por trás da rede global de pagamentos em moeda está se fragmentando. A Visa, Mastercard e outros parceiros financeiros que aderiram estão “reconsiderando” o envolvimento no projeto após a reação de funcionários do governo, disse o jornal, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Desde que foi anunciada, em junho, a Libra foi alvo de bastante debate. No caso do Facebook, por estar à frente do projeto, chamou a atenção de membros do comitê financeiro do congresso dos EUA, reguladores globais e especialistas do setor, que questionam a motivação da rede social em lançar este projeto.

Entre os críticos, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que a Libra levanta “sérias preocupações com privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor, estabilidade financeira” e o Fed lançou um grupo de trabalho para examinar o projeto.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX