Páscoa: preços dos ovos de chocolate variam quase 80%, constata Procon-SP

Os preços dos bolos e caixas de bombons também apresentaram diferenças significativas entre as lojas, de até 64,46% e 51,87%

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Antes de comprar qualquer item, pesquisar é sempre recomendável. Na época da Páscoa não é diferente, ainda mais quando os preços dos ovos chegam a variar 79,19%. A constatação é da Fundação Procon-SP, que realizou pesquisa de preço dos produtos de Páscoa.

Segundo a Fundação, os produtos dessa época retratam um mercado diversificado o que, por essa razão, impossibilita uma comparação de qualidade e preço entre as marcas. Dessa forma, o Procon comparou os preços dos mesmos produtos em lojas diferentes.

Segundo o levantamento, além da grande diferença nos preços dos ovos de chocolate, os bolos e as caixas de bombons também apresentaram variações significativas. No primeiro caso, a diferença chegou a ser de até 64,46%, já no segundo, os preços variaram até 51,87%.

Continua depois da publicidade

Aumento

O Procon também constatou que a média dos preços dos ovos de chocolate cresceu cerca de 12,04% frente ao mesmo período do ano passado.

O aumento ficou bem acima do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da Fipe, que registrou variação de 6,2%, entre março do ano passado e fevereiro deste ano.

No caso dos bolos, a média dos preços teve acréscimo de 5,02% e o aumento médio das caixas de bombons foi de 3,87%.

Atenção!

Na hora de levar o chocolate para casa, a Fundação pede aos consumidores que fiquem atentos às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto.

É importante prestar atenção também nos brinquedos contidos nos produtos. A embalagem desses brindes deve conter o Selo do Inmetro, além da faixa etária da criança para quem o brinquedo é destinado.

Comparar preço, qualidade e quantidade também é recomendado. De acordo com o Procon, é importante saber que a numeração indicada na embalagem do ovo não representa, necessariamente, o mesmo peso ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes fabricantes.

Continua depois da publicidade

Sobre o levantamento

A Fundação Procon-SP visitou dez estabelecimentos comerciais, distribuídos pelas cinco regiões da cidade de São Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 16 a 18 de março e incluiu 146 itens.