Publicidade
SÃO PAULO – Seguindo a tendência observada durante todo o dia, os principais índices acionários europeus encerraram o último pregão da semana em desvalorização. O movimento de realização de lucro foi intensificado pelos fracos indicadores econômicos divulgados nos EUA, pondo assim em questão a sustentabilidade da recuperação econômica mundial.
Instituições financeiras sofrem realização
Após fecharem em forte alta no pregão anterior, os papéis do setor financeiro lideraram movimento de queda nessa sexta-feira. Fracos indicadores e iminência da nova safra de resultados corporativos foram as principais razões dessa tendência, como ilustram os ativos do banco holandês ABN Amro (-0,21%), do britânico Barclays (-1,24%) e do francês BNP Paribas (-0,83%).
As ações das seguradoras também caíram, como as da holandesa Aegon (-1,87%), da alemã Allianz (-1,48%), da britânica Aviva (-0,10%), além da francesa AGF (-3,7%).
Setor de telecomunicação em destaque
Após negar a notícia veiculada no periódico francês La Tribune, as ações da operadora de telefonia fixa France Telecom fecharam em valorização de 4,41%. Segundo o jornal, o chairman da operadora , Thierry Breton, teria concluído que o montante dos passivos é de 80 bilhões de euros, 10 bilhões acima do que fora divulgado oficialmente.
Na França, o órgão regulador das teles, ART, divulgou que o número de assinantes para linhas móveis caiu 0,1% no último trimestre. Assim, os ativos das operadoras de telefonia móvel francesas encerram em queda, como a Orange (-2,30%) e a Bouygues (-2,50%). As ações da britânica Vodafone também registraram queda de 2,83%.
O índice FTSE 100 da bolsa de Londres apresentou desvalorização de 1,28% a 4.051 pontos, acumulando no ano forte baixa de 22,44%, enquanto
Londres caiu 1,28%, Paris fecha em baixa de 0,59%
o CAC 40 da bolsa de Paris encerrou em baixa de 0,59%, atingindo 3.057 pontos e sua variação no ano acumula forte baixa de 33,90%.
Continua depois da publicidade
A Bolsa de Frankfurt, que ainda opera, apresenta leve alta de 0,45% e atinge 3.104 pontos.
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
DAX 30 | +0,45 |
3.104 | +4,17 |
-40,20 |
![]() |
![]() |
CAC 40 | -0,59 |
3.057 | +9,74 |
-33,90 |
![]() |
![]() |
FTSE 100 | -1,28 |
4.051 | +9,47 |
-22,44 |
![]() |
![]() |
||||||

