Parceira de Nubank, Mercado Livre e Binance, Paxos entra na mira de autoridades nos EUA

Ainda não se sabe o teor de investigação aberta em Nova York contra a Paxos, empresa regulada que oferece infraestrutura de ativos digitais

CoinDesk

CEO da Paxos, Charles Cascarilla (Danny Nelson/CoinDesk)

Publicidade

O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) está investigando o emissor de stablecoin Paxos, apurou o CoinDesk.

O escopo completo da investigação ainda não está claro. As stablecoins da Paxos incluem a Pax Dollar (USDP) e a Binance USD (BUSD), um criptoativo com a marca Binance oferecida por meio de um serviço white label.

A Paxos também faz a custódia dos criptoativos comercializados pelo Nubank (NUBR33) e do Mercado Livre (MELI), do qual também é investida.

Continua depois da publicidade

Um porta-voz do NYDFS disse ao CoinDesk que a agência não poderia comentar sobre as investigações em andamento, e a Paxos não retornou um pedido de comentário.

Contatados pelo InfoMoney, Nubank e Mercado Livre não se posicionaram até a publicação deste texto. A Binance disse que não irá comentar o caso.

A Paxos figurou no noticiário recentemente por causa de rumores de que o Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC) – um regulador bancário federal – pode solicitar que a empresa retire seu pedido de licença bancária completa. A Paxos nega o rumor.

Continua depois da publicidade

No entanto, uma investigação em andamento por um regulador estadual sugere que a empresa, que recebeu uma licença bancária provisória do OCC em 2021, está de fato sob escrutínio mais minucioso do que seus pares no setor.

A Paxos possui ainda uma licença de moeda virtual – comumente chamada de BitLicenses – emitida pelo regulador de Nova York.

O NYDFS publicou orientações sobre stablecoins em junho, orientando os emissores a garantir que suas stablecoins sejam totalmente lastreadas com ativos segregados dos fundos dos emissores e atestados regularmente.

Continua depois da publicidade

A orientação, que foi emitida após o colapso do ecossistema de stablecoin TerraUSD, do projeto Terra/Luna, é focada nas criptomoedas com paridade com outros ativos. O NYDFS estava trabalhando na orientação desde antes do colapso, disse a superintendente Adrienne Harris ao CoinDesk na época.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil