Paralisação em oleoduto saudita pode cortar 4% do abastecimento de petróleo

Uma queda ainda maior nos ‌fluxos sauditas agravará a escassez global de abastecimento, que já empurrou os preços globais dos combustíveis para níveis recordes

Publicidade

A Arábia Saudita ficará sem estoques de petróleo ⁠para exportação se não reiniciar seu principal oleoduto para o Mar Vermelho ‌nos próximos dias, o que levaria a uma perda de até 4% do abastecimento global, afirmaram compradores e corretores de petróleo sauditas.

Uma queda ainda maior nos ‌fluxos sauditas agravará a escassez global de abastecimento, que já empurrou os preços globais dos combustíveis para níveis recordes, impulsionou a inflação em todo o mundo e levou os rendimentos dos títulos dos EUA aos níveis mais altos desde a crise financeira de 2008.

Desde que ataques com drones forçaram a Arábia Saudita a fechar ⁠seu ‌enorme oleoduto leste-oeste na sexta-feira, Riad não divulgou detalhes completos sobre a extensão dos ⁠danos nem por quanto tempo o trecho permanecerá fora de operação.

Fontes que falaram com a Reuters apresentaram estimativas variadas: uma delas afirmou que os reparos nos danos poderiam levar de cinco a seis semanas, enquanto outra disse que o conserto poderia ocorrer mais cedo e que a operação poderia ​ser retomada parcialmente enquanto os reparos estivessem em andamento.

A assessoria de imprensa do governo da Arábia Saudita e o Ministério da Energia não responderam imediatamente ​aos pedidos de comentários.

Nos últimos seis meses, o oleoduto que atravessa o deserto da Península Arábica poupou a Arábia Saudita do impacto mais severo do fechamento do Estreito de Ormuz em tempo de guerra, que paralisou as exportações de seus vizinhos.

Continua depois da publicidade

O maior exportador do mundo tem usado o oleoduto para redirecionar cerca ‌de 4 milhões de barris por dia — cerca de ​4% do abastecimento global — para o porto de Yanbu, no Mar Vermelho.

Mas, com o oleoduto fora de serviço, Yanbu agora possui estoques suficientes para manter as exportações por apenas cinco a sete dias, segundo ⁠três fontes do setor ​familiarizadas com as exportações ​sauditas.

A Arábia Saudita também possui estoques para abastecer clientes por vários dias a partir dos portos egípcios ⁠de Ain Sukhna, no Mar Vermelho, e Sidi Kerir, ​no Mediterrâneo, afirmou uma quarta fonte.

Continua depois da publicidade

A capacidade de armazenamento de Yanbu é de cerca de 35 milhões de barris, segundo estimativas do setor, com Ain Sukhna e Sidi Kerir ​capazes de armazenar 18 milhões e 20 milhões de barris, respectivamente.

Os estoques não estão cheios e acabarão por se esgotar se o oleoduto ​leste-oeste não retomar as ⁠operações, afirmaram as quatro fontes.

O fornecimento de petróleo saudita já caiu em agosto para o nível mais baixo ⁠em mais de três décadas, devido à redução dos fluxos pelo Estreito de Ormuz e pelo Mar Vermelho, informou a Agência Internacional de Energia na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O fornecimento mundial de petróleo diminuirá este ano em 5,7 milhões de barris por dia, ou cerca de 6%, afirmou a AIE, que coordena as políticas energéticas ocidentais.