Publicidade
SÃO PAULO – O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, afirmou em entrevista publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo” que o grau de investimento do país junto às agências de classificação de risco é apenas uma questão de tempo.
Para Meirelles, a economia brasileira apresenta melhoras em indicadores e em seus fundamentos, como controle da inflação, queda da relação da dívida/PIB, bem como força no balanço de pagamentos, o que torna a elevação da classificação do país como natural, fruto de “políticas bem-sucedidas”.
O presidente do Bacen, porém, fez questão de ressaltar que o país tem baixo nível de reservas na proporção do PIB e que o banco vai continuar trabalhando para sua elevação. Em 2006, a relação era de 10%, enquanto que países como Chile e Coréia registravam 15 % e 26 %, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Outros pontos
Com relação ao câmbio, Meirelles coloca que o BC está atento à possíveis distorções. Com dados em mãos, o presidente do BC mostra que o comportamento do Real frente ao dólar está em linha com de moedas como iene e euro.
Manter o crescimento do crédito em relação ao PIB e aumentar o nível de investimentos do país são alguns dos desafios para economia brasileira. Para isso é preciso o controle de inflação, e previsibilidade na atuação do banco, afirmou Meirelles.