Publicidade
SÃO PAULO – Os dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na última semana mostraram novamente a consolidação da tendência de migração da telefonia fixa para a móvel. O movimento deixa novamente a TIM (TCSL4) no destaque positivo, conforme avaliação da Coinvalores.
“A TIM desponta como uma das favoritas do setor, oferece boas perspectivas de crescimento e não tem o risco de absorver a desaceleração da telefonia fixa, sendo a única operadora de telefonia celular que oficialmente não tem uma rede fixa de telefonia local”, comentou a corretora em relatório.
De acordo com a análise, o crescimento da telefonia móvel está proporcionando uma competição ainda maior por aumento de market share. Nesse sentido, os dados da Anatel mostraram a TIM em terceiro lugar, com 25,14% de participação, aproximando-se da Claro, que ocupa a segunda posição, com 25,44%. Em primeiro lugar está, isolada, a Vivo, com 29,71% de market share. Em quarto aparece a Oi, com 19,36%.
Não perca a oportunidade!
Compensando a queda
Para a Coinvalores, enquanto 2011 continuará mostrando uma forte expansão do mercado móvel, as operadoras pretendem compensar a queda das margens em telefonia fixa investindo nos “triple play” ou “quadruple play”.
“Esses serviços oferecem ao consumidor banda larga, telefonia fixa e móvel além da TV a cabo. Para as operadoras é uma oportunidade de fidelizar o cliente, oferecendo em um só pacote todos os serviços que ele necessita”. Entretanto, a corretora alerta que essa medida “deve contribuir para frear a trajetória de queda na telefonia fixa, mas não deve impedir o processo”.
Confira as recomendações da corretora:
Continua depois da publicidade