Para Bank of America, governo dos EUA aumenta bolha na bolsa

Os estrategistas preveem correção do mercado e posicionamento para o pico no primeiro trimestre

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) – Estrategistas do Bank of America alertaram que o “avanço extremo” em Wall Street — que levou as ações a recordes e foi embalado por fortes estímulos governamentais nos EUA — está formando uma bolha nos preços dos ativos.

“A bolha de políticas governamentais federais está alimentando a bolha nos preços dos ativos em Wall Street”, escreveram estrategistas liderados por Michael Hartnett em nota divulgada nesta sexta-feira. “Quando aqueles que querem permanecer ricos começam a agir como aqueles que desejam ficar ricos, isso sugere o último estágio no estouro especulativo.”

Os estrategistas preveem correção do mercado e posicionamento para o pico no primeiro trimestre. O indicador BofA Bull & Bear está se aproximando de um “sinal de venda”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A disparada dos preços no mercado financeiro na esteira do avanço das operações atreladas à inflação vai puxar a inflação da economia real, trazendo a ameaça de reação negativa à retirada de estímulos, condições financeiras mais restritivas e eventos de volatilidade, alertaram os profissionais do banco. Eles destacaram bolhas anteriores nos EUA, incluindo a das empresas ponto-com e a do mercado imobiliário residencial em 2007-2008.

A valorização dos ativos de risco graças às perspectivas de vacinação contra a Covid-19 ganhou fôlego adicional este ano, com a aposta de que a maioria democrata no Senado dos EUA trará mais estímulos fiscais, se somando à mão aberta do banco central (Federal Reserve). O índice S&P 500 subiu mais de 70% desde a mínima atingida em março, enquanto o Nasdaq 100 quase dobrou e a Bitcoin passou de US$ 30.000.

Os balanços patrimoniais dos bancos centrais se avolumaram em 2020, atingindo recordes no caso do Fed e do Banco Central Europeu. O BofA espera que balanço patrimonial do Fed alcance 42% do PIB dos EUA este ano e que o déficit orçamentário chegue a 33% do PIB.