Para analistas, recuperação das exportações de carnes é positiva para setor

Vendas externas de proteína animal aumentaram em outubro na comparação com setembro; preços também subiram

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – Segundo informações da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), as exportações brasileiras de carne bovina e de frango aumentaram em outubro na comparação com setembro, enquanto as de carne suína ficaram estáveis.

Após um setembro fraco, o volume embarcado de aves em outubro cresceu 28,5% em relação ao mês anterior. Já os embarques de carne bovina aumentaram 7,1% usando a mesma base de comparação.

No período, os preços das carnes in natura exportadas também subiram. Os preços em dólares de exportações de aves elevaram-se em 1,1% em relação ao mês anterior, enquanto os das carnes bovinas tiveram elevação mais expressiva de 4,3%. Já os preços de exportação do suíno cresceram 2,0% em relação a setembro.

Alta deve continuar

O Banco Espírito Santo acredita que a tendência de preços em alta para as exportações possa ser considerada positiva pelo mercado, principalmente no caso de aves dado que a exposição de Sadia e Perdigão são maiores neste segmento.

Os analistas esperam que os embarques para a Rússia intensifiquem-se nos próximos dias devido à necessidade de importar aves antes que seus portos congelem, o que pode aumentar o volume de exportações de ambas as empresas.

Frango em destaque

Já a Link Corretora considerou outubro um mês positivo para os exportadores de proteína animal, com destaque para a carne de frango, que apresentou um crescimento de quase 30% na receita de outubro em relação a setembro devido ao significativo aumento no volume exportado em igual período.

Para os analistas, este bom momento do país nas vendas externas de frango pode ser explicado pelas janelas deixadas pelos países asiáticos que estão tendo dificuldades para exportar em função dos casos de gripe aviária.

Assim, como o Brasil tem um custo muito competitivo e é livre do vírus, é o país fornecedor que mais está se beneficiando deste cenário.

Compartilhe