Para Ágora, exportação de minério de ferro mostra recuperação de preços e volume

Cenário é positivo e deve impulsionar os resultados da Vale, ação preferida da corretora, e MMX; CSN também se favorece

Publicidade

SÃO PAULO – Os números referentes às exportações brasileiras de minério de ferro endossam o cenário positivo para as empresas do setor, como Vale (VALE3, VALE5) e MMX (MMXM3), já que evidenciam o movimento de recuperação do volume e também dos preços, opina a Ágora Corretora. A CSN (CSNA3) é outra empresa que se beneficia do cenário para o minério de ferro, já que é autossuficiente em sua necessidade do insumo e ainda vende parte do excesso de produção.

Os dados divulgados na véspera pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) mostraram que as exportações brasileiras de minério de ferro somaram 23,3 milhões de toneladas no mês passado, com média diária de 1,164 milhão de toneladas, 7,5% a mais do que o reportado em janeiro. O volume financeiro foi de US$ 2,734 bilhões em fevereiro, o que corresponde a um preço médio de US$ 117,5 por tonelada exportada de minério de ferro, cifra 5,2% maior do que a vista um mês antes.

Projeções para os preços sinalizam fortes resultados
Os dados foram bem recebidos pela Ágora, que reforça sua expectativa de aumento em torno de 8% do preço médio por tonelada de minério de ferro exportada neste primeiro trimestre de 2011. Para o 2T11, a projeção da corretora é de incremento de quase 19% nos preços, acompanhando as cotações no mercado spot.

“Acreditamos que a conjunção de continuidade da recuperação do crescimento econômico mundial e a implementação de medidas que visam inibir as exportações indianas (forte fornecedor para o mercado spot) deverão manter o preço do minério de ferro em patamares destacáves”, defende a corretora.

Este cenário, acredita a Ágora, traz uma perspectiva de bons resultados para Vale – sua principal recomendação no setor – e para a MMX. As duas mineradoras dentro do universo de cobertura recebem recomendação de compra.