Papéis de tecnologia derrubam principais bolsas asiáticas

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A maioria das bolsas asiáticas fechou em queda nesta terça-feira, fortemente pressionadas pelas ações de empresas ligadas à tecnologia. A semana nas bolsas asiáticas continuará sendo influenciada pelo feriado do Ano Novo Chinês. A bolsa de Taiwan, por exemplo, deverá permanecer fechada até dia 29 de janeiro.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 caiu 0,34%, chegando a 13.984,7 pontos. Os principais destaques negativos foram os papéis da operadora de telefonia móvel NTT DoCoMo (-4,07%), do banco de investimentos em internet Softbank (-4,05%) e das fabricantes de equipamentos eletrônicos Toshiba (-2,44%) e Sony (-1,35%). As ações da fabricante de componentes eletrônicos NEC Corp (-5,63%) também cairam consideravelmente frente ao aviso da empresa norte-americana Dell Computer de que seus lucros serão afetados pela desaceleração da economia global. Por outro lado, o principal destaque de alta ficou com a fabricante de videogames Sega, cujos papéis subiram 18,69%, após o anúncio de que até o fim de janeiro a companhia pretende terminar seus planos de reorganização, que incluem o fornecimento de softwares para sua rival Sony.

Na Bolsa de Hong Kong, que operou hoje durante meio período, o índice Hang Seng fechou em queda de 0,34%, atingindo 16.044,2 pontos. As principais quedas estavam com a operadora de telefonia móvel SmarTone Telecommunications (-6,74%) e com as empresas do setor imobiliário Sun Hung Kai Properties (-2,94%) e Henderson Land (-2,15%). Em contrapartida, os destaques de alta ficaram com a instituição financeira HSBC (+1,28%) e com a empresa de internet e telecomunicações Pacific Century Cyberworks (+0,52%). A Bolsa de Hong Kong ficará fechada pelo resto da semana devido ao feriado de Ano Novo Chinês.

Em Cingapura, que também operou por meio período, o índice Straits Times fechou em elevação de 0,17%, com destaque para as ações das instituições financeiras Overseas Union Bank (+2,78%) e DBS Group Holdings (+1,06%). Entre as baixas do pregão estavam os papéis da fabricante de semicondutores Chartered Semiconductor Manufacturing (-4,92%) e a fabricante de equipamentos eletrônicos Venture Manufacturing (-3,68%).

As Bolsas de Taiwan, Malásia e da Coréia do Sul permaneceram fechadas hoje por conta de feriados locais.





































Outros mercados: Austrália All Ordinaries -0,85%
Coréia do Sul Kospi não operou
Filipinas PSE Composite -2,68%
Indonésia Jakarta Composite -0,52%
Malásia KLSE Composite não operou
Tailândia SET +1,83%
Taiwan Taiwan Weighted não operou
Compartilhe