Papéis da siderúrgica Arcelor caem e bolsas da Europa terminam em baixa

Maior siderúrgica do mundo perde com o reajuste do minério de ferro pela Vale; petróleo e dólar acentuaram as quedas na Europa

Publicidade

SÃO PAULO – Pressionadas pela forte alta do petróleo, que já ultrapassa a barreira dos US$ 50 em Nova York, e pela desvalorização do dólar no cenário internacional, as bolsas européias terminaram em queda nesta terça-feira.

Outro importante destaque na sessão foi a queda de 3,38% das ações da Arcelor, maior siderúrgica do mundo. Os papéis se desvalorizaram depois que foi confirmado o acordo entre a Vale do Rio Doce e a siderúrgica japonesa Nippon Steel, firmando um reajuste de 71,5% nos preços do minério de ferro.

Petróleo em alta estimula a queda

O petróleo opera em forte alta no mercado internacional, impulsionado pelas perspectivas de maior consumo de óleo de calefação, tanto nos EUA como na Europa. A previsão é de que as duas regiões permaneçam com temperaturas mais baixas ao longo desta semana, o que deve aumentar a demanda pelo derivado.

Refletindo a pressão de custo motivada pela alta dos combustíveis, os papéis da companhia aérea Lufthansa, terceira maior do setor na Europa, terminaram em queda de 1,12% nesta terça-feira.

Desvalorização do dólar estende as perdas

Já o dólar se desvalorizou graças a uma declaração do Banco Central sul-coreano de que pretende diversificar suas reservas adquirindo outras moedas em detrimento da norte-americana. O fato prejudicou as ações de companhias que têm significativa parcela de suas receitas em dólar.

Foi esse o caso dos papéis da Louis Vuitton, maior fabricante mundial de bens de consumo de luxo, que caíram 0,70%, e os da montadora Volkswagen, que terminaram com desvalorização de 1,18%.

Continua depois da publicidade

Bolsas da Alemanha liderou as perdas

O índice FTSE 100 da bolsa de Londres apresentou desvalorização de 0,55% a 5.033 pontos, acumulando no ano forte alta de 4,54%, enquanto
o CAC 40 da bolsa de Paris encerrou em baixa de 0,50%, atingindo 4.002 pontos e sua variação no ano acumula forte alta de 4,74%.

A Bolsa de Frankfurt, apresentou uma baixa de 0,69% , atingindo 4.323 pontos, acumulando uma forte valorização de 1,58%.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental fechou em baixa de 0,60%, atingindo a 3.045 pontos.

Continua depois da publicidade

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
CAC 40 -0,50 4.002 +3,84 +4,74
FTSE 100 -0,55 5.033 +4,78 +4,54
DAX 30 -0,69 4.323 +2,60 +1,58
SMI -0,28 5.912 +3,02 +3,83
MIB 30 -0,53 31.507 +1,02 +1,95
Euro Stoxx 50 -0,60 3.045 +3,55 +3,19