Pandemia, questão hidrológica e fiscal são riscos para retomada, diz secretário

"Infelizmente, a recuperação de uma crise não ocorre naturalmente, é um desafio de política econômica", afirma Adolfo Sachsida

Estadão Conteúdo

Adolfo Sachsida (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Publicidade

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, apontou nesta terça-feira que a evolução da pandemia, a questão hidrológica e o quadro fiscal são os riscos principais riscos para a retomada da economia brasileira. Segundo ele, a pandemia deixou choques negativos de longo prazo, com destaque para a educação de jovens e a saúde das famílias.

“Os choques de capital humano decorrentes da pandemia terão que ser endereçados, assim como o endividamento das famílias, empresas e do governo”, acrescentou Sachsida.

Ele enfatizou que a melhor política econômica hoje é a vacinação em massa. “Precisamos vacinar rapidamente a população para haver um retorno rápido ao trabalho”, repetiu.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O secretário destacou ainda que a economia brasileira está quase retornando ao patamar pré-crise e reafirmou a necessidade de insistir na agenda de reformas e consolidação fiscal.

“Infelizmente, a recuperação de uma crise não ocorre naturalmente, é um desafio de política econômica. Temos que evitar que um choque transitório tenha efeitos permanentes na economia. Por isso precisamos insistir na agenda de consolidação fiscal. Essa é a nossa garantia de que um choque transitório será apenas transitório”, reforçou Sachsida.

O Ministério da Economia revisou nesta terça-feira sua projeção para a recuperação da economia em 2021, de alta de 3,20% para 3,50%. Para 2022, a pasta manteve a estimativa de crescimento de 2,50% no Produto Interno Bruto (PIB).

Continua depois da publicidade

Stock Pickers lança curso online e gratuito que ensina a identificar ativos com ótimo potencial de valorização. Inscreva-se.