Panasonic adquire mais de 50% do capital da Sanyo por US$ 4,6 bilhões

Objetivo é ampliar atuação no mercado de baterias; ações da Sanyo dispararam, enquanto que as da Panasonic tiveram queda

Publicidade

SÃO PAULO – A japonesa Panasonic revelou nesta quinta-feira (10) a aquisição de pouco mais da metade do capital social da Sanyo por um montante de US$ 4,6 bilhões.

No total, a empresa comprou 3,082 milhões de ações da Sanyo, que havia iniciado uma oferta pública em 5 de novembro. Segundo a Panasonic, o objetivo é ampliar sua atuação no mercado de baterias de íons de lítio.

A Panasonic é a maior fabricante mundial de televisões de plasma, segmento em que, no entanto, enfrenta forte competição com a Samsung. A empresa estima que o mercado de baterias de lítio, em contrapartida, cresça em mais de 400% deste ano até 2018.

Continua depois da publicidade

Ações

Reagindo à notícia, os papéis da Sanyo encerraram o pregão desta quinta-feira em forte alta de mais de 10%. Já as ações da Panasonic trilharam diversão inversa e fecharam o dia com desvalorização de 1,9%. O índice Nikkei, o mais importante da bolsa japonesa, também encerrou no negativo.