Painel de Obama sobre recuperação econômica se reúne nesta quarta-feira

Encontro será o primeiro a portas abertas do grupo de conselheiros liderado por Paul Volcker e discutirá criação de empregos

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A Casa Branca abrigará nesta quarta-feira (20) o primeiro encontro a portas abertas do grupo de conselheiros sobre a recuperação econômica, instituído pelo presidente dos EUA, Barack Obama, e liderado pelo ex-presidente do Federal Reserve, Paul Volcker.

O painel é tratado pelo governo como uma fonte de opiniões e perspectivas divergentes das que reinam entre os formuladores de política econômica de Obama, sendo composto por membros de ambos os partidos (republicano e democrata), empresários, representantes de sindicatos e acadêmicos.

O encontro será focado em temas sobre a criação de empregos sustentável, com a discussão de temas relacionados a novas medidas para a redução de emissões de carbono e renovação energética.

Assessores

Aprenda a investir na bolsa

Contudo, a atuação do grupo de conselheiros tem sido velada, até o momento. Ademais, rumores indicam que Volcker tem expressado seu descontentamento com sua distância em relação ao centro das decisões de política econômica.

A equipe econômica de Barack Obama é referida por parte da imprensa norte-americana como o “time de rivais”, em função da diversidade das ideias presentes e da grande influência de cada um dos assessores, como Timothy Geithner, Lawrence Summers, Christina Romer e o próprio Volcker.