Publicidade
SÃO PAULO – No próximo dia 9 de janeiro começa a valer o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2006. A partir desta data, os donos dos cerca de 10 milhões de carros registrados em São Paulo terão também como opção quitar sua dívida em alguma casa lotérica do Estado.
Formas de pagamento
O contribuinte, que terá à sua disposição 2.200 casas lotéricas, também poderá optar por uma das 600 agências da Caixa Econômica Federal (CEF) no Estado.
Outra forma simples de pagar a dívida é recorrer ao Internet Banking (basta informar o código do Renavam – Registro Nacional de Veículos Automotores), ou aos demais pontos de atendimento da Caixa espalhados pelo País.
Se o proprietário preferir providenciar o licenciamento antecipado, ele pode pagar a taxa correspondente, o IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT), multas (caso exista) e a postagem do documento (opcional) de uma única vez.
Contribuinte prefere as lotéricas
De acordo com a Caixa, o canal preferido dos brasileiros para pagar suas dívidas, como contas de água, luz e telefone, carnês, entre outros, é a casa lotérica. Isso acontece porque ela costuma atender em horário diferenciado, como nos casos em que há uma unidade em shopping centers e supermercados, onde o atendimento pode chegar até às 20h.
Segundo a CEF, foi justamente a entrada das loterias na arrecadação do IPVA a principal responsável pelas 1.473.378 guias do imposto que chegaram à Caixa em 2005, o que representou um crescimento de 300% em relação a 2004 e um valor arrecadado de R$ 240,6 milhões.
Continua depois da publicidade
Somente entre janeiro e março do ano passado, a Caixa foi a responsável por 11,7% de todo o IPVA arrecadado entre todas as instituições bancárias.
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo espera atingir uma receita de R$ 4,8 bilhões com o IPVA deste ano. Este dinheiro, contudo, não deve ficar por muito tempo nos cofres da secretaria, que deverá destinar 50% da arrecadação ao Estado e ratear o restante entre os municípios.