Publicidade
SÃO PAULO – O preço do ouro atingiu seu maior patamar em mais de 25 anos na bolsa de Nova York nesta terça-feira, com investidores buscando proteção em meio a um cenário de tensões geopolíticas, escalada dos preços do petróleo e questionamentos a respeito do vigor da economia norte-americana.
O ouro para entrega em junho era cotado a US$ 623 por onça, com alta de US$ 4,20 frente ao fechamento anterior. Este é o maior valor atingido pela commodity desde dezembro de 1980.
Escalada recente
Diante da recente trajetória positiva, o metal já se valorizou cerca de 17% desde o início de 2006 e aproximadamente 35% desde o mês de janeiro do ano passado.
Segundo analistas, a atual cotação do ouro certamente não reflete o que seria justificável pela interação entre oferta e demanda, sendo um claro resultado de investimentos especulativos e de uma estratégia dos fundos de investimento em diversificar suas aplicações em commodities.