Os 7 mandamentos do Vale do Silício

Autor do livro "The Rainforest: The Secret to Building the Next Silicon Valley" diz que para compreender o Vale é preciso "ver" o que está invisível

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – O Vale do Silício é um ecossistema de inovação. No entanto, ao contrário do que muitos supõem, a região não é simplesmente um resultados de pessoas talentosas, com grandes ideias e muito dinheiro. Segundo a Forbes, esse é apenas o ponto de partida. 

De acordo com a publicação muitos lugares ao redor do mundo também têm pessoas inteligentes, criativos e ricas. Segundo a reportagem, o Vale do Silício tem é uma mistura desses ingredientes que resulta em uma cultura incomum, incógnita para a maioria dos observadores externos.

Para Victor W. Hwang, autor do livro “The Rainforest: The Secret to Building the Next Silicon Valley” , para compreender o Vale é preciso “ver” o que está invisível e para isso ele aponta sete mandamentos. Confira:

Continua depois da publicidade

1 – Quebrar regras e sonhos. Na maioria dos lugares ao redor do mundo as pessoas com grandes sonhos são, em muitos casas, consideradas ingênuas. Muitas vezes, uma sensação de fatalismo impede ideias inovadoras. No Vale do Silício, uma peça fundamental é a ideia de que missões “quixotescas” não devem ser motivo de riso. Quem abandonou a faculdade vestindo um moletom bem pode ser o próximo bilionário do mundo.

2 – Abrir as portas e ouvir. Mantenha as portas abertas para conhecer pessoas novas e ouvi-las sobre o ecossistema da inovação. O Vale do Silicio é um produto de colisão de cultura de fronteira, permitindo que completos estranhos formem a diversidade da região.

3 – Confiar e ser confiável. Ter coragem e confiar em primeiro lugar. Embora a confiança tenha um custo para o indivíduo, a falta de confiança tem um custo ainda maior para todo o sistema.

Continua depois da publicidade

4 – Experimentar e interagir juntos. Disposição para experimentar junto. A inovação é um processo contínuo de tentativa e erro, os projetos iniciais são sempre falhos e o processo de inovação requer experimentação e perseverança.

5 – Procure a justiça e não a vantagem. As pessoas devem criar juntas. Isso não é fácil na maior quando a maioria dos negócios tem a premissa de vencer a qualquer custo. Em um sistema no qual os jogadores sentem que serão tratados de forma justa as barreiras para as operações são reduzidas, assim como o medo, mantendo as pessoas incentivadas a buscar juntas novas aspirações.

6- Errar, falhar e persitir. A expectativa das pessoas é que haverá muitos altos e baixos e diante disso, a chave para se levantar é tentar de novo. Os erros e falhas são desagradáveis, mas não são o fim da estrada. A falha e o erro podem ser boas se o jogador aprender com a experiência e melhorar sua chance de sucesso da próxima vez.

Continua depois da publicidade

7- Faça sem esperar algo em troca. Uma das grandes surpresas para os recém-chegados ao Vale do Silício é que se você precisa de ajuda, não pode conversar com quase ninguém. Por isso, se fizer qualquer favor, não espere receber nada diretamente, o sistema pode premiar pessoas que são úteis para os outros.