Destaques

Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta sexta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta sexta

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou em queda na última quinta-feira (19), em meio a preocupações com a probabilidade de um aumento dos juros nos EUA pelo Federal Reserve e com o Brasil sofrendo por um rombo fiscal que deve superar os R$ 160 bilhões. Esta sexta-feira (20), será marcada por importantes indicadores brasileiros e notícias do cenário corporativo. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
As bolsas asiáticas terminaram esta sexta-feira em alta, mas o índice de Xangai registrou a quinta semana seguida de perdas devido à redução do otimismo com as perspectivas de crescimento da China e com a preocupação sobre um aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,51 por cento, com alta de 0,1 por cento na semana. Porém, o índice de Xangai teve alta de 0,68 por cento, acumulando perda de 0,1 por cento na semana, sua quinta semana seguida de queda. O otimismo do investidor, alimentado pelos dados econômicos fortes de março na China, diminuiu rapidamente com os sinais de que a recuperação perdeu ritmo em abril, e com temores de que as autoridades podem estar mais cautelosas sobre mais estímulos com o aumento da inadimplência. Às 7:46 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,41 por cento. O índice Nikkei do Japão, por outro lado, devolveu as perdas de mais cedo e encerrou a sessão em alta, ampliando os ganhos da semana para 2 por cento, conforme o iene cedeu frente a nova valorização do dólar. O dia é de alta na Europa, com o DAX em alta de 0,91%, o FTSE com ganhos de 1,33% e o CAC 40 subindo 1,14%, em recuperação após duas sessões de queda com a ata do Fomc. 

2. Reação a Pedro Parente
Após dias de rumores e tratativas, a assessoria de Michel Temer confirmou na última quinta que o ex-ministro Pedro Parente é o novo presidente da Petrobras (PETR3PETR4). Ele vai substituir Aldemir Bendine, que assumiu o comando da estatal no início de 2015, no lugar de Graça Foster. Parente foi chefe da Casa Civil no governo Fernando Henrique Cardoso e ex-presidente da Bunge Brasil. Atualmente é sócio na gestora de fortunas Prada ao lado da mulher, Lucia Hauptman. 

PUBLICIDADE

3. IPCA-15
Aqui no Brasil, o principal dado da semana sai hoje e é o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) colhido entre os dias 15 de abril e 15 de maio. O dado pode ser importante para balizar as próximas decisões do Copom (Comitê de Política Monetária). Segundo as projeções da LCA Consultores, o índice deve ter um crescimento de 0,77% na comparação mensal, após ter avançado 0,51% em maio. Em 12 meses, o acumulado da inflação deve chegar a 9,52%. O IPCA será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) às 9h (horário de Brasília). 

4. Operação tem Odebrecht como alvo
A Polícia Federal e o MPF (Ministério Público Federal) deflagraram nesta sexta-feira (20) quatro mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva em operação que investiga contratos internacionais relacionados à Odebrecht. Esta fase ocorre em São Paulo e em Santos, no litoral paulista. 

A investigação foi inicialmente instaurada para apurar suposto tráfico de influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para beneficiar a Odebrecht , se ampliou e resultou na operação de hoje. Segundo o Estadão, Lula não é alvo, mas sim pessoas ligadas ao ex-presidente. 

5. Investigados 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que integrantes da cúpula do PMDB sejam investigados sobre o suposto pagamento de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, informou a Folha. São alvos o ministro do Planejamento Romero Jucáo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Jader Barbalho (PMDB-PA).

(Com Reuters e Agência Brasil)