Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta quarta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta quarta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa caiu pela quarta vez consecutiva na última terça-feira (3), pressionado por bancos e pela derrocada das commodities. Nesta quarta-feira (4), o mercado deve ficar de olho na Comissão de Impeachment do Senado e também em uma série de indicadores macroeconômicos. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
As bolsas chinesas encerraram as operações desta quarta-feira praticamente estáveis, com o mercado de Xangai sob pressão próximo do nível técnico de resistência e após sinais de fraqueza da atividade industrial. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,13%. Já o índice de Xangai teve queda de 0,05%, a 2.991 pontos, sendo seu nível de resistência a marca dos 3.000 pontos. Os outros mercados da região também caíram em meio à inquietação dos investidores com a fraqueza do crescimento global e com a deflação, o que atingiu as commodities e aumentou a demanda pela segurança dos títulos governamentais. As ações eram preteridas pelos investidores em uma corrida por ativos seguros e, às 7:45 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,26%. O corte da taxa de juros pelo banco central da Austrália na terça-feira, o primeiro em um ano, destacou ainda mais como a ameaça da deflação está se espalhando pelo mundo. Na Europa, o dia também é de queda, com os investidores digerindo os resultados de bancos do continente: o FTSE tem queda de 1,18%, o DAX registra baixa de 0,74% e o CAC 40 cai 0,69%. Além dos resultados, as mineradoras registram forte queda em um dia de baixa da commodity, com o minério de ferro negociado em Qingdao com desvalorização de 5,23%, a US$ 60,09. A BHP Billiton tem queda de 6,9% após o MPF pedir R$ 155,1 bilhões em ação contra a empresa, a Samarco e a Vale por conta do desastre em Mariana. 

2. Comissão do Impeachment
Nesta quarta, o relator da Comissão do Impeachment no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresentará o seu relatório pedindo a admissibilidade ou não admissibilidade do processo. A votação do relatório da Comissão ocorrerá na sexta (6). 

Continua depois da publicidade

3. ADP Employment
Considerado uma prévia do Relatório de Emprego dos Estados Unidos, o ADP Employment, que revela o número de postos de trabalho no setor privado nos EUA, deve mostrar a criação de 205 mil novos postos em abril. Em março, a criação de empregos no país foi de 200 mil. 

4. Estoques de petróleo
Sai hoje também os estoques de petróleo em Cushing, Ocklahoma na semana passada. O número é um importante balizador para os preços da commodity e é medido em barris. O último dado foi de um aumento de 1,99 milhão nos estoques. 

5. Operação Lava Jato
Em um procedimento que tramita de forma sigilosa, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) autorização para iniciar uma investigação contra a  presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. O Instituto Lula disse, em nota, na época da divulgação da delação do senador Delcídio do Amaral, que o ex-presidente jamais participou direta ou indiretamente de qualquer ilegalidade e que tem havido “jogo de vazamentos ilegais, acusações sem provas e denúncias sem fundamentos”.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.