Publicidade
A Oracle, segunda maior fabricante mundial de softwares, anunciou nesta terça-feira a demissão de 866 empregados, o que representa 2% da força de trabalho da empresa. As demissões fazem parte de um projeto de reestruturação que visa minimizar os efeitos da desaceleração econômica sobre os resultados da companhia.
A Oracle se junta a outras gigantes de tecnologia como a fabricante dos processadores Pentium Intel e a empresa de equipamentos de rede Cisco, que recentemente anunciaram cortes de pessoal em suas estruturas. Junto com o resultado trimestral da empresa divulgado em 15 de março, o CEO da Oracle, Larry Ellison, declarou que espera uma redução das vendas nos próximos meses. Neste sentido, o lucro do quarto trimestre fiscal da empresa deve ficar abaixo das expectativas iniciais dos analistas.
O corte no quadro de funcionários da Oracle reflete as condições econômicas atuais, seguindo também as perspectivas de outras empresas de alta tecnologia. A Applied Materials, a maior produtoras de equipamentos de fabricação de chips, também anunciou cortes, que deverão ser de 4,5% da força de trabalho da empresa; a Cisco anunciou corte de 11%; a Motorola divulgou demissões de 7.000 funcionários; e a Intel demitiu 5.000 pessoas.
As ações da Oracle perderam 6,68% no fechamento do pregão regular ontem. Em contrapartida, nas negociações do pre-market os papéis da empresa operavam em alta de 2,17%, cotados a US$ 14,69.