Oportunidade: banco ficará “ex-juros” amanhã na bolsa e yield chega na casa de 10%

Liquidez reduzida é um fator de risco que deve ser ponderado pelo investidor que deseja aproveitar essa oportunidade

Luis Taveira

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da Copasa (CSMG3) e as preferenciais do Banco Mercantil (BMEB4) passam a ser negociados “ex-juros” e sofrem alteração nos preços no próximo pregão, segundo comunicado enviado pela B3 nesta terça-feira (27). Levando-se em consideração o último fechamento, o yield (provento pago por ação dividido pela cotação do papel) do banco chega em 10%.

Apesar da boa oportunidade, o investidor deve ficar muito atento para a liquidez da ação, que é extremamente reduzida e isso pode ser um grande problema na hora de sair do papel, pois uma enxurrada de ordens de venda pode fazer o papel despencar de uma hora para outra. Para se ter uma ideia, a média do volume financeiro dos últimos 21 dias gira em torno de R$ 125 mil.

Confira a tabela dos proventos que serão distribuídos:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ação Tipo de provento Valor bruto do provento por ação (R$) Data de Pagamento Yield (%)
CSMG3 JCP 0,3645154 A ser definida 0,82
BMEB4 JCP 0,663529 27/03/2018 10,7

O termo “data ex” refere-se ao dia em que ocorrerão os ajustes nas ações na bolsa e a primeira sessão em que elas não garantirão mais ao investidor a remuneração pelo provento anunciado. Quem terminar o pregão anterior (“data com”) com os papéis em carteira terá direito ao provento, normalmente pago alguns dias ou meses após o ajuste.

Sempre que um dividendo ou juro sobre capital próprio é pago, a ação sofre um “ajuste” para baixo na data ex, que corresponde a essa “transferência de capital”, que passa do patrimônio da empresa para o bolso do acionista. Por isso, o ajuste de proventos não significa que o investidor “ganhou” ou “perdeu” dinheiro com a ação, apenas que esse capital passou de um lado para o outro.

Confira a íntegra do comunicado da B3 sobre as alterações previstas para a próxima sessão:

Continua depois da publicidade

Alteracoes previstas para o pregao de 28/02/2018:

BANK AMERICA (BOAC)
PEPSICO INC (PEPB)
BDRs nao patrocinados do Nivel 1 ex-dividendo.

BIOMM (BIOM-MA)
Acoes ex-subscricao. Direitos ate 09/04/2018

COPASA (CSMG-NM)
Acoes ex-juros.

ITAUSA (ITSA-N1)
Direitos ate 22/03/18

MERC BRASIL (BMEB)
Acoes preferenciais ex-juros.