Opep+ decide aumentar produção em 548 mil bdp a partir de agosto

Aumento foi baseado em perspectiva econômica global e fundamentos saudáveis do mercado, de acordo com comunicado do grupo

Camille Bocanegra

Publicidade

Os países integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) anunciaram aumento de produção em 548 mil barris por dia (bdp) a partir de agosto. Os integrantes da organização se reuniram neste sábado (5) virtualmente.

De acordo com o comunicado divulgado, a perspectiva econômica global e os fundamentos saudáveis atuais do mercado permitem ajuste de produção em relação ao nível requerido em julho de 2025.

“Isso equivale a quatro incrementos mensais, conforme detalhado na tabela abaixo. Os aumentos graduais podem ser pausados ou revertidos conforme a evolução das condições do mercado. Essa flexibilidade permitirá ao grupo continuar a apoiar a estabilidade do mercado de petróleo”, traz o comunicado.

Aproveite a alta da Bolsa!

O grupo, composto por Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã, seguirá com reuniões mensais de acompanhamento de condições do mercado, conformidade e compensação. A próxima reunião do grupo acontecerá em 3 de agosto.