Opep corta previsão de demanda mundial de petróleo em 2022 por guerra na Ucrânia

Mesmo assim, espera-se que o consumo mundial de petróleo ultrapasse a marca de 100 milhões de bpd no terceiro trimestre

Reuters

Poços de petróleo em Talf, na Califórnia (Carolyn Cole/Getty Images)

Publicidade

LONDRES (Reuters) – A Opep cortou nesta terça-feira sua previsão de crescimento da demanda mundial por petróleo em 2022, citando o impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia, o aumento da inflação à medida que os preços da commodity disparam e o ressurgimento da variante Ômicron do coronavírus na China.

Em um relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disse que a demanda mundial aumentaria 3,67 milhões de barris por dia (bpd) em 2022, uma queda de 480.000 bpd em relação à previsão anterior.

Mesmo assim, espera-se que o consumo mundial de petróleo ultrapasse a marca de 100 milhões de bpd no terceiro trimestre, conforme previsto pela Opep. De acordo com o grupo, o último ano em que o consumo mundial anual superou 100 milhões de bpd de petróleo foi em 2019.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Opep disse que a inflação é o principal fator que impacta a economia mundial e reduziu a previsão de crescimento econômico deste ano para 3,9%, de 4,2%, acrescentando que há chance de um novo corte.

Após a publicação do relatório, o petróleo Brent reduziu brevemente o ganho que registrava. A cotação subia mais de 6%, para 104,60 dólares o barril, às 11h45 (horário de Brasília).

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.