Publicidade
O fim de semana foi marcado pela invasão dos EUA à Venezuela e a captura de Nicolás Maduro, líder venezuelano. Maduro deve se apresentar em audiência ainda nesta segunda-feira, em Nova York, onde enfrenta acusações diversas que incluem narcotráfico.
Enquanto isso, o Conselho de Segurança da ONU convocou reunião de emergência para debater a situação da Venezuela, a partir das 12h (horário de Brasília). Em relação à operação, os preços do petróleo iniciaram negociações em queda, enquanto os índices de Nova York operavam em alta.

Dow Jones Futuro sobe após ataque dos EUA à Venezuela e captura de Nicolás Maduro
Maduro e sua esposa foram levados para Nova York, onde foram acusados de conspiração para o narcotráfico e outros crimes

Após ataque à Venezuela, o que esperar dos mercados nesta segunda?
Na Bolsa brasileira, o efeito deve ser ambíguo; já lá fora, futuros devem sentir maior impacto do que sessão oficial de negociação
A primeira sessão de 2026 terminou em queda para o Ibovespa após o índice registrar em 2025 uma alta de quase 34%, no melhor desempenho anual em nove anos, tendo quebrado vários recordes no ano passado.
No exterior, Wall Street fechou com o S&P 500 em alta de 0,19% e o Dow Jones com elevação de 0,66%, enquanto o Nasdaq terminou praticamente estável.
A partir de segunda-feira, o Ibovespa passa a ter uma nova composição, com entrada das ações da empresa de saneamento Copasa (CSMG3) e saída dos papéis da operadora de turismo CVC Brasil (CVCB3), conforme a terceira e última prévia.
Dados econômicos importantes também vão influenciar esta semana. Além do relatório de empregos de dezembro na sexta, o Bureau of Labor Statistics dos EUA divulgará na quarta-feira os números de vagas de emprego, desligamentos e demissões referentes a novembro. As pesquisas de dezembro do Institute for Supply Management sobre fabricantes e prestadores de serviços também fornecerão indicativos sobre o emprego nesses setores.
Continua depois da publicidade
No final da semana, o governo dos EUA divulgará os dados de início de construção de moradias em outubro, enquanto a Universidade de Michigan divulgará seu índice preliminar de sentimento do consumidor para janeiro.
O que vai mexer com o mercado nesta segunda
Agenda
Brasil
- 08h: IPC-S de dezembro
- 08h25: Pesquisa Focus
- 15h: Balança comercial de dezembro
EUA
- 12h: PMI/ISM industrial de dezembro
INTERNACIONAL
EUA x Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (3) que forças americanas realizaram uma operação de grande porte na Venezuela e detiveram o presidente Nicolás Maduro.
“Vamos comandar a Venezuela até poder fazer uma transição segura e justa”, disse, em coletiva de imprensa sobre a operação. “Vamos continuar lá até a transição apropriada acontecer”. Trump disse que o governo dos EUA está conversando com pessoas na Venezuela sobre a administração.
Audiência de Maduro
O ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, capturado em uma operação militar dos Estados Unidos, deverá comparecer nesta segunda-feira (5), às 12h no horário americano, 14h em Brasília, a uma audiência no Tribunal Federal do Distrito Sul de Manhattan, em Nova York.
Continua depois da publicidade
A convocação foi anunciada por um tribunal federal americano neste domingo (4), que notificará formalmente as acusações contra ele. Maduro está detido em uma prisão federal de segurança máxima no Brooklyn, em Nova York.
Trump x Delcy
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 4, que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, pagará ‘um preço alto’ se ‘não fizer a coisa certa’.
“Se não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o de Maduro”, disse Trump à revista The Atlantic em uma breve entrevista por telefone.
Continua depois da publicidade
Piada de Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma piada em referência a uma possível intervenção futura dos EUA na Rússia, ao ser questionado por um jornalista sobre a ação na Venezuela, neste sábado (3), e a prisão do presidente Nicolas Maduro.
“Bom, o que eu posso dizer? Se é possível lidar assim com ditadores, então os EUA sabem o que fazer a seguir”, afirmou, arrancando risos dos jornalistas, numa referência velada a uma possível intervenção na Rússia de Vladimir Putin.
BRASIL
Fronteira
O Exército monitorava a situação na Venezuela e mantém tropa mobilizada na fronteira com o país, em Roraima, após o ataque dos Estados Unidos a Caracas e a captura do ditador Nicolás Maduro, anunciada por Donald Trump, neste sábado, 3.
Continua depois da publicidade
A primeira avaliação de militares brasileiros é a de que a ação norte-americana foi pontual, para captura do líder venezuelano, e sem maiores repercussões operacionais ao Brasil.
Chuvas
O alto volume de chuvas que tem atingido diversas cidades do litoral paulista nos últimos dias provocou alagamentos e levou à interdição temporária da Serra Mogi-Bertioga na manhã deste domingo (4).
Segundo a Concessionária Novo Litoral, que administra a SP-098, a estrada precisou ser fechada, entre os quilômetros 77 e 98, por questão de segurança, já que nas últimas 72 horas o volume de chuva chegou a 200 milímetros na região de serra, índice acima do que é considerado seguro para a operação.
Continua depois da publicidade
(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)