O que esperar da temporada de resultados do 3º trimestre? BofA responde

De acordo com os analistas do banco, os números para as empresas devem melhorar, apesar do fraco cenário econômico

Publicidade

SÃO PAULO – A temporada de resultados do terceiro trimestre começará na noite desta terça-feira (15), com a divulgação dos números da Localiza (RENT3). Mas o que esperar dos resultados que devem agitar o mercado pelas próximas semanas?

De acordo com os analistas do Bank of America Merrill Lynch, a expectativa é de que o período seja positivo para a maior parte das empresas brasileiras, que devem registrar maiores lucros. “A dicotomia entre um cenário econômico mais fraco, mas com melhores ganhos, deve continuar no terceiro trimestre”, apontam em relatório os analistas Felipe Hirai e Marina Valle.

Há três razões principais para isso: a melhor leitura da economia nos últimos pouco meses, as expectativas bastante baixas, em meio à baixa base de comparação em relação ao ano passado, e a depreciação do câmbio. Além disso, o destaque fica para o esforço das empresas para a redução de custos.

Com isso, a projeção dos analistas é de que os números sejam melhores para os setores de commodities, financeiro e de educação, enquanto deve ser pior para os setores de consumo, telecomunicações, de energia e petróleo e gás.

Na América Latina em geral, a projeção de lucros feita pelos analistas subiu 3%, guiada pela alta de 5% das projeções no Brasil. Para o País, a expectativa é de que os lucros subam 14% na comparação com o ano passado.

Confira a expectativa do BofA por setores para o Brasil:

Continua depois da publicidade

Expectativa de crescimento
por setor (3T13/3T12) 
 Lucro
Líquido 
 Ebitda* Vendas 
 Consumo discricionário  -8%  0%  +9%
 Consumo básico  +22%  +20%  +18%
Petróleo e Gás  -23%  +4%  +11%
 Financeiro  +7%  +71%  -38%
 Saúde e Educação   +35%  +25%  +21%
 Indústria   +7%  +16%  +13%
 Mineração, siderurgia e papel e celulose  +107%  +47%  +12%
 Telecomunicações  +6%  -4%  +3%
Energia e saneamento  -4%  -14%  -6%
Total +14% +12% -5%

*Ebitda = lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações

Autor avatar
Lara Rizério
Mercados | Economia | Onde Investir

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.