O ‘Dia da Marmota’ chegou. O que isso significa?

Punxsutawney Phil saiu de sua toca nesta sexta-feira e não viu sua sombra; segundo a tradição, isso significa que o início da primavera será antecipado, o que tende a animar os investidores

Roberto de Lira

(Divulgação/Sony Pictures)

Publicidade

Agora, é oficial. A marmota Punxsutawney Phil saiu de sua toca numa pequena cidade da Pensilvânia e não viu sua sombra nesta sexta-feira (2). Segundo a tradição, iniciada em 1887, isso significa que o início da primavera será antecipado. Por incrível que pareça, isso pode dar algum impulso aos mercados dos EUA.

Mesmo sem provas empíricas que as predições do animal são válidas, pesquisas sérias mostram que há uma anomalia gerada pela data, uma vez que os investidores tendem a ficar otimistas quando Phil aponta que a temporada mais fria acabará mais cedo no ano.

A revista Harvard Business Review entrevistou no ano passado o pesquisador Savva Shanaev, da Universidade de Northumbria, que mapeou junto com dois colegas um século de retornos do mercado de ações dos EUA ante as previsões anuais do Punxsutawney Phil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Shanaev disse não ter encontrado mudanças estatisticamente significativas após uma previsão de inverno longo, mas afirmou que o mercado aprecia 2,78%, em média, após uma previsão de início mais rápido da primavera.

Segundo ele, isso é mais provável porque as previsões do início da primavera são muito mais raras, ocorrendo apenas uma vez a cada quatro anos, em média. Assim, os investidores reagem mais fortemente a essas previsões.

Mas a marmota erra mais do que acerta. A Associated Press destaca que uma agência governamental meteorológica comparou as previsões de Phil com as temperaturas nacionais dos EUA na década anterior e concluiu que ele estava certo em apenas 40% das vezes.

Continua depois da publicidade

No Brasil, o Dia da Marmota é famoso por conta do filme Feitiço do Tempo, de 1993, no qual o ator Bill Murray interpreta um repórter TV escalado contra sua vontade para cobrir a previsão da marmota e fica inexplicavelmente preso num loop temporal que o faz reviver o mesmo dia seguidamente. Vem daí a expressão “Dia da Marmota” para situações que se repetem.