O ciclo de alta do mercado americano chegou ao fim?

Quem responde a essa pergunta é a dupla Richard Rytenband e Luiz Fernando Roxo, apresentadores do programa Os Antifrágeis, exibido nesta quarta-feira (24) na InfoMoney TV

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO — Dando sequência à missão de ensinar as pessoas a se protegerem e, também, se beneficiarem do caos, os apresentadores do programa Os Antifrágeis — o gestor de investimentos Luiz Fernando Roxo, da ZenEconomics, e o economista Richard Rytenband, CEO da Convex Research — analisaram o boom do mercado americano na última década, respondendo a uma incômoda pergunta: o ciclo de alta chegou ao fim?

De 2009 para cá, saindo do fundo do poço após a crise financeira do ano anterior, o índice da Bolsa de Nova York registra uma incrível sequência de recordes de crescimento. Paralelamente, analistas consideravam a possibilidade de o fenômeno representar, na verdade, uma grande bolha, que, em algum momento, explodiria, forçando uma dolorosa correção nos mercados. Seria agora?

“Não, o mercado de alta ainda não vai acabar”, disse Rytenband, para quem os investidores não se devem deixar impressionar pelo noticiário. “Tem que distinguir sinais de ruídos. Sinal é tudo aquilo que importa e ruído é o que distrai você, levando-o a tomar decisões não muito inteligentes”, continuou ele, no 11º episódio do programa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com base nas ideias do pensador Nassim Taleb (inspirador da série Os Antifrágeis), do matemático Benoît Mandelbrot (criador da geometria fractal) e do gestor e consultor de investimentos Jarbas Gambogi, a dupla de antifrágeis elencou um método de análise de quatro “camadas” do mercado, com o objetivo de identificar fragilidades de um sistema financeiro — como o americano, no caso.

“A camada inicial é a da análise fundamentalista”, informou Roxo, explicando que esse índice revela se as empresas listadas em bolsa estão caras ou baratas. Para se ter ideia da fragilidade do sistema, porém, deve-se levar em conta todas as quatro camadas.

Para saber quais são os outros três indicadores e entender como a análise por camadas do mercado pode ajudar você a fazer sempre os melhores investimentos, não deixe de assistir ao 11º episódio da série Os Antifrágeis (abaixo).

Continua depois da publicidade

Lembrando que, se você quiser entender como buscar os maiores retornos para seus investimentos, com os menores riscos possíveis, faça já sua inscrição na lista VIP da próxima turma do curso Investimentos Antifrágeis – Ganhando no Caos. Clique aqui para saber mais.