NYSE no Brasil

Nyse chega ao Brasil com nova plataforma em bolsa

Nyse e ATG firmam acordo para plataforma de negociação de ações em bolsa no País; objetivo não é concorrer com a BM&FBovespa, dizem empresas

SÃO PAULO – A Nyse Euronext e a brasileira ATG confirmaram, há pouco, a criação de uma plataforma de negociação de ações em bolsa no Brasil. A joint venture dará início a ATS Brasil e terá como objetivo desenvolver uma central de liquidez para o mercado doméstico.

A nova empresa deve entrar em operação em 2013, mas o acordo ainda depende da aprovação do Banco Central e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), segundo nota enviada nesta segunda-feira (5).

No início, a ATS pretende operar no modelo conhecido como “mercado de balcão organizado”. Em comunicado, as empresas afirmam que a ATS Brasil não foi criada para competir com a BM&FBovespa, mas atuar de “forma complementar, melhorando a liquidez e a formação de preço dos ativos brasileiros”.

Pela estrutura do negócio, a ATG manterá o controle acionário, bem como a gestão operacional da companhia. A Nyse, como acionista minoritário, será responsável por fornecer a tecnologia.