Números da produção da Petrobras não surpreendem analistas

Recordes de produção já haviam sido antecipados e não devem mexer a com cotação das ações da estatal, dizem corretoras

Publicidade

SÃO PAULO – Analistas de mercado receberam com neutralidade a divulgação da forte produção da Petrobras (PETR3,PETR4) no mês de dezembro do ano passado.

Os números oficiais divulgados na última segunda-feira (24) foram em linha com o que já havia sido divulgado no final de 2010, assim sendo, “o impacto da notícia é neutro no preço das ações”, afirmam Rodrigo Fernandes e Hering Shen, do Banco Fator.

Ainda assim, a dupla recomenda compra para os papéis PETR4, atribuindo preço-alvo de R$ 34,00 para dezembro de 2011, o que representa potencial teórico de valorização de 26,63% em relação ao patamar do ativo no último fechamento.

A Ágora Corretora, por sua vez, atribui recomendação manter para os mesmos papéis, porém acredita em um potencial teórico de valorização ainda maior, de 30,35%, ao atribuir preço-alvo de R$ 35,00.

O time da Ágora ainda prevê que a média diária de produção em neste ano alcance 2,271 milhões bpd (barris de petróleo por dia).

Números da produção
Apenas no Brasil, a produção média diária mostrou aumento de 4,5% na passagem entre novembro e dezembro, atingindo o recorde de 2,122 milhões bpd. 

Continua depois da publicidade

Já a produção média de gás natural no Brasil em dezembro foi de 59 milhões de metros cúbicos por dia, 6,3 milhões de metros cúbicos diários acima do volume realizado em novembro.

A estatal também divulgou seus números médios de produção no acumulado do ano, que também atingiu nível recorde. No Brasil, foram produzidos 2,004 milhões de barris de petróleo por dia, o que significa um aumento de 1,7% na comparação com 2009.

Recordes já antecipados
Cabe lembrar que, em sua prévia operacional de dezembro, a Petrobras já havia antecipado os recordes de produção atingidos no último mês do ano passado, bem como no acumulado de 2010. À época, os números foram bem recebidos pelos analistas.