Novo presidente da Nossa Caixa quer triplicar número de MPEs atendidas

Política de crédito a baixo custo vai de encontro à estratégia do governo estabelecida aos bancos públicos

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Nossa Caixa, incorporado pelo Banco do Brasil no final do ano passado, disponibilizará R$ 1,5 bilhão em uma linha de crédito voltada para micro, pequenas e médias empresas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6), durante a cerimônia de posse do novo presidente da instituição, Demian Fiocca.

Atualmente, cerca de 30 mil empresas recebem financiamentos da Nossa Caixa. A meta, conforme explicou Fiocca, é triplicar esse número, atraindo mais 60 mil empresas para as linhas de crédito fornecidas pelo banco.

De acordo com ele, a linha de crédito faz parte de uma política agressiva de expansão da participação do banco no segmento de MPEs. “Estamos entrando em um mercado em que somos retardatários e temos que ter um pouco mais de agressividade”, afirmou, segundo a Agência Brasil.

Os financiamentos terão juros até 60% mais baixos do que os cobrados atualmente pela instituição, variando de 1,55% a 1,80% ao mês, com possibilidade de carência de até seis meses.

Bancos públicos

A decisão de aumentar a oferta de crédito a baixo custo vai de encontro à política estabelecida para os bancos públicos, segundo explicou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“A missão [de Demian Fiocca] é juntar forças com o Banco do Brasil e mobilizar os recursos disponíveis da Nossa Caixa para aumentar o crédito na economia de São Paulo”, afirmou o ministro.

Continua depois da publicidade

Mantega disse ainda que os presidentes dos dois bancos serão permanentemente cobrados pelo governo para atingir “os resultados esperados”.