Novo IPI para linha branca começa a valer a partir de hoje

Ministério elevou o imposto, porém o manteve abaixo do previsto

Juliana Américo Lourenço da Silva

Eletrodomésticos da 'linha branca'

Publicidade

SÃO PAULO – A partir desta terça-feira (1º) as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre produtos da linha branca, móveis e painéis terão uma nova recomposição de valores.

De acordo com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, o imposto, que havia sido reduzido no ano passado voltará a subir, porém, abaixo do previsto anteriormente. Os novos valores serão válidos até dia 31 de dezembro de 2013.

Os fogões terão a alíquota do tributo elevada de 3% para 4%; geladeiras e refrigeradores de 8,5% para 10%; tanquinho, de 4,5% para 5%; e as máquinas de lavar permanecerão com alíquota de 10%. Já os móveis e painéis terão as alíquotas de IPI recompostas de 3% para 3,5%. Vale lembrar que essas alíquotas são referentes a produtos com selo de eficiência energética A. Veja abaixo o quanto vai subir e o quanto estava previsto:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Imposto sobre Produtos Industrializados
Produto Até 30 de setembro A partir de 1º de outubro Previsto
Fonte: Ministério da Fazenda
Geladeira e refrigeradores 8,5% 10% 15%
Tanquinho 4,5% 5% 10%
Máquina de lavar 10% 10% 20%
Fogão 3% 4% 4%
Móveis e painéis 3% 3,5% 5%

O secretário ainda explicou que o governo decidiu tomar a medida porque a economia no 2º semestre vem apresentando bom desempenho. “As vendas estão indo bem, a produção está indo bem, o nível utilização de capacidade instalada está regular. Portanto, cabe a recomposição das alíquotas de IPI neste momento”, esclareceu.