Novo índice independente que roda na blockchain aponta inflação mais alta nos EUA

Ferramenta mede inflação de 13,3%, bem mais do que os 7,9% oficialmente registrados em março

CoinDesk

(Pixabay)

Publicidade

A empresa de finanças descentralizadas (DeFi) Truflation está desenvolvendo uma nova maneira de medir a inflação dos EUA independente do governo e em tempo real. Seria algo como o concorrente do índice de preços ao consumidor (CPI), porém à prova de eventual manipulação por funcionários do governo.

No momento, a Truflation, que roda na Chainlink (LINK) e, portanto, é acessível e visível a todos, está medindo uma inflação de 13,2%, bem acima dos 7,9% medidos pelo CPI em março.

“Essa estrutura usada pelo governo tem cem anos […] e os governantes tentam incessantemente atualizá-la, em vez de ter uma abordagem diferente em uma época que tudo é computadorizado”, afirmou Stefan Rust, fundador da Truflation, em entrevista ao CoinDesk.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A equipe começou a trabalhar no Truflation após Balaji Srinivasan, CTO da Coinbase, desafiar desenvolvedores de Web 3 a criar um feed de inflação resistente à censura, alegando que “o estado centralizado não vai fornecer estatísticas confiáveis sobre a inflação” e prometendo um investimento de US$ 100 mil.

Nesta sexta-feira, foi anunciado que a Truflation venceu o desafio.

A diferença-chave entre o CPI e o índice da Truflation é que, ao passo que o governo usa dados de pesquisas para medir a inflação, a empresa usa dados de preços. O CPI é medido a partir da coleta de aproximadamente 94 mil preços por mês de commodities e serviços e 8 mil imóveis alugados, para o componente residencial.

Continua depois da publicidade

“É a caixa-preta. Não sabemos como eles desenvolveram esse levantamento, como executaram-no, etc. […] Para nós, essas coletas são duvidosas, comparadas com dados reais de preço de vendas que você consegue de comerciantes ou agregadores”, disse Rust.

Embora o índice da Truflation seja baseado no mesmo modelo de cálculo largamente utilizado pelo CPI, é diferente porque mede e relata as mudanças diárias na inflação, ao usar dados de preços atuais do mercado real a partir de fontes como Zillow, Penn State e Nielsen, entre outros.

Cerca de 40% desses dados observados são dos mesmos bens usados pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos. Os outros 60% estão sendo substituídos por dados de outras fontes.

Por conta da pandemia da Covid-19, das dificuldades na cadeia de abastecimento e da resposta do governo a esses problemas, a inflação voltou a ser comentada por legisladores, traders e pessoas comuns.

Durante décadas, o Federal Reserve usou o CPI e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) para observar e comparar o quanto os preços haviam subido, mas algumas pessoas não confiam nessas cifras, argumentando que alguns pontos importantes não são incluídos e que há uma variação nos bens médios que não é levada em conta.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil