Novamente temor a ataques ao Iraque derrubam bolsas européias

Nessa terça-feira, destaque para as instituições financeiras, que lideram movimento de queda ao aguardarem resultados nos EUA

Publicidade

SÃO PAULO – As principais bolsas européias operam com desvalorização na manhã dessa terça-feira, novamente refletindo temor em relação a uma possível guerra semelhante a Guerra do Golfo (1991). Soma-se cautela o dossiê britânico sobre a fabricação de bombas atômicas e biológicas no Iraque, divulgado há pouco.

De acordo com o dossiê, o Iraque continua seus esforços para possuir bomba atômica, embora seu armamento químico e biológico já constitua uma ameaça imediata. Segundo esse documento, o país árabe tentou adquirir quantidades importantes de urânio na África, apesar de não ter programa nuclear civil que o justifique.

Instituições financeiras lideram movimento

Além da preocupação de uma guerra no Oriente Médio, extremamente prejudicial à oferta mundial de petróleo e a recuperação da economia mundial, os investidores também estão atentos aos resultados semestrais a serem divulgados pelos bancos de investimentos norte-americanos Goldman Sachs e Lehman Brothers.

Não perca a oportunidade!

Na Holanda, os papéis do banco ABN Amro (-9,8%) operam pressionados pelo corte de seu rating de crédito em longo prazo, efetuado pela agência de classificação de risco Standard&Poor’s. Já na Alemanha, os ativos do Commerzbank (-4,9%) e HypoVereinsbank (-6,3%) sofrem com o comentário do banco norte-americano Merrill Lynch, que afirmou nunca ter estado tão preocupado com a situação do setor bancário alemão.

As ações das seguradoras seguem em queda, já que os investidores temem a grande exposição do setor às oscilações do mercado acionário, considerando que grande parte de seus portfólios é constituída de ativos. Destaque para os papéis da francesa Axa (-5,2%), da britânica Royal&Sun (-4,2%) e da holandesa Aegon (-5,35%).

Setor de tecnologia opera em queda

Os papéis do setor de tecnologia também estão sendo abatidos pelo comentário da fabricante de semicondutores norte-americana Novellus Systems, que advertiu fraca demanda para o trimestre corrente. Na Alemanha, a fabricante de aparelhos de telecomunicação Siemens (-2,8%) afirmou que deve registrar prejuízo em suas unidades nesse trimestre.

Continua depois da publicidade

A maioria dos papéis desse setor operam em forte desvalorização, como ilustram a holandesa ASML (-6,2%), a franco-italiana STMicroeletronics (-4,56%) e a francesa Cap Gemini (-5,65%). Entre as fabricantes de aparelho de telecomunicação, destaque para as ações da finlandesa Nokia (-4,41%) e da francesa Alcatel (-6,52%).


Paris cai 2,21%, Londres em baixa de 2,10%

O índice CAC 40 da bolsa de Paris se destaca, caindo 2,21% e atingindo 2.733 pontos.
Já o FTSE 100 da bolsa de Londres negocia em baixa de 2,10% chegando a 3.661 pontos,
enquanto o DAX 30 da bolsa de Frankfurt desvaloriza-se 2,07% a 2.854 pontos.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
DAX 30 -2,07 2.854 -25,45 -44,69
FTSE 100 -2,10 3.661 -16,60 -29,83
CAC 40 -2,21 2.733 -22,51 -40,91