Nova projeção do PIB para 2009 será de 0,7%, diz Ministro do Planejamento

Indicador econômico já havia sido reduzido na última reavaliação; previsão do governo ainda é melhor do que a do mercado

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta terça-feira (19) que a nova projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2009, que será divulgada na próxima sessão, terá mais uma redução, ficando em torno de 0,7%.

Na última revisão, realizada há dois meses, a previsão de crescimento da economia nacional já havia diminuído de 3,5% para 2% no ano. “É muito pouco. Tínhamos que crescer 4%, mas pelo jeito vamos crescer 0,7%”, disse o ministro no 21º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro.

Vale ressaltar que, na última sexta-feira, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia premeditado tal redução, ao afirmar que a estimativa oficial para o PIB deste ano ficaria “entre 0% e 2%”.

Previsão do governo ainda é melhor do que a do mercado

Aprenda a investir na bolsa

Mesmo com o cenário de redução nas perspectivas de crescimento do País, as projeções ainda estão acima daquelas esperadas pelo mercado, divulgadas semanalmente pelo Banco Central no relatório Focus.

A mediana das previsões para o PIB tem apresentado constantes quedas. Segundo o último documento apresentado pelo BC, é esperada uma retração de 0,49% na economia nacional – no relatório anterior, a expectativa era de contração de 0,44%.